Por Ana Carolina Tomé Rocha e Ícaro Santos
Por Ana Carolina Tomé Rocha e Ícaro Santos
Por Ana Carolina Tomé Rocha e Ícaro Santos
A jornada do escritor
Busca dos autores independentes pelo seu lugar na publicação física
Por Ana Carolina Tomé Rocha e Ícaro Santos
Junção de “Feed” (alimentar) e “Back” (de volta), ação de réplica a um determinado conteúdo ou ação.
Camila tem 22 anos, está no último ano do curso de letras e tem o grande sonho de ser escritora publicada por uma editora. Escrevendo desde cedo, Camila viu suas chances aumentarem com o surgimento de plataformas gratuitas de publicação espalhadas pela internet. Depois de receber feedbacks positivos de seus leitores e ver seu público aumentar, ela decidiu comercializar seus livros no formato ebook por plataformas de e-commerce. Apesar do sucesso nas vendas e visibilidade nas redes sociais, Camila ainda segue em busca do seu sonho.
A história de Camila é uma narrativa fictícia, inspirada no dia a dia de muitos autores independentes, que compartilham a mesma intenção: ser publicado por uma editora. A trajetória para conclusão do objetivo pode ser difícil, porém quando realizada, gera grandes frutos, como relata Pedro Rhuas, autor do livro "Enquanto eu não te encontro", publicado em 2021 pela Editora Seguinte. “Ser publicado por uma editora tradicional representou uma consolidação muito importante na minha carreira, proporcionando maior alcance das minhas obras em razão da ampla distribuição para livrarias e lojas online. Tive todo um amparo logístico que facilitou bastante a minha vida, abrindo portas e proporcionando contatos inéditos".
Comércio virtual, como um site de compras, por exemplo.
Trajetórias possíveis
Devido aos avanços tecnológicos, os caminhos para que autores possam se destacar no mercado literário, aumentaram de forma significativa: sites como Wattpad, página na internet de publicação gratuita de obras, venda de e-books através do e-commerce Amazon e financiamento coletivo por meio de sites como Catarse e Apoia.se. Foi o caso da autora Giu Domingues, que publicou seu livro "Luzes do Norte" de forma independente pela Amazon, chegando a vender em torno de 600 cópias do e-book, devido a sua estratégia de marketing assertiva e receptividade positiva do público. A obra foi comprada para uma duologia pela Editora Galera Record, com publicação agendada para o primeiro semestre de 2022.
Outra possibilidade é a publicação independente de um exemplar físico, diferente de uma obra publicada por editora, em que se tem um time de funcionários envolvidos no processo, nesse caso é o próprio autor que entra em contato com as gráficas para ter seu livro impresso. No decorrer dessas etapas, o autor também contrata diversos serviços como capista, revisor, diagramador e entre outros, ou ele mesmo realiza essas tarefas. Diante disso, para adquirir as obras, os leitores devem entrar em contato direto com o literato. Porém, por ser um processo autônomo, pode sair mais caro ao escritor, visto que ele ainda precisa considerar questões de logística e marketing.
Conjunto de duas histórias com a mesma temática ou sequência de enredo, sendo a obra mais recente a continuação da anterior.
Livro digital, eletrônico.
Um reforço à mais
Dentro do mercado editorial existem profissionais que auxiliam os autores na hora de serem notados por editoras, como é o caso das agências literárias, cuja função é realizar uma ponte entre o escritor e as editoras. “Com certeza ser agenciada fez toda diferença. Para mim a Increasy (agência literária) foi uma chavinha mesmo, mudou muito a minha vida, porque eu aprendi a trabalhar o texto de um jeito mais comercial e a escrever melhor. Também aprendi a pensar mais na estrutura do livro de um jeito que eu não pensava antes”, expõe Clara Alves, autora de "Conectadas", romance publicado em 2020 pela Editora Seguinte.
Trecho da entrevista com a autora Clara Alves
Apesar da boa quantidade de agências literárias no país, é díspar o número de escritores presentes no mercado, o que torna o acesso ao serviço mais dificultoso. Todas essas preocupações fazem parte da jornada do autor, e como uma boa história, pode ser imprevisível.
Diferente.